segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobre a vida e seu valor

Me veio a cuca um pensamento interessante…

Pensei em uma questão intrigante… “Quanto vale nossa vida?”

Quando você pede uma indenização por uma pessoa que ja morreu, como se chegaria a esse valor? Seria levada em conta a idade da pessoa, a profissão, a escolaridade, o quanto a pessoas ja produziu em riquezas, quanto poderia produzir, quantas pessoas são dependentes dela, etc… etc…

Por exemplo, no pagamento das “bolsas ditaduras”, há familias simples que perderam familiares que foram assasinados pelo regime, digamos que suas familias ganhem X reais. Mas se você for um escritor famoso… e se a ditadura “interferiu” no seu trabalho, vc pode ganhar 10X, 12X, etc… Ziraldo por exemplo, o autor de “Menino Maluquinho”, recebeu R$ 1,2 milhão de reais mais os R$ 4365,88 mensais.

Portanto posso dizer que cada pessoas vale um valor diferente, dependendo da pessoa, dependendo de quem a pessoas seja(ou era). Certo?

Mas…

Segundo o art. 5º da constituição federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…”. Na bíblia, em Lucas 20.36, diz: “Pois não podemos mais morrer, porque somos iguais aos anjos e somos filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”.

Portanto posso dizer que todos somos iguais e “valemos” a mesma coisa, afinal, se a vida tivesse valor diferente, ninguem gastaria milhões em dinheiro para resgatar 33 pobres mineiros no chile. Certo?

 

E então leitor, valemos a mesma coisa ou não? Dê seu comentário abaixo…

6 comentários:

  1. E desde quando o valor da vida se mede com dinheiro?

    ResponderExcluir
  2. Desde o inicio da humanidade, quando as pessoas gananciosas acharam que poderiam fazer tudo com o dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi sua colocação em relação aos mineiros! Os mineiros, foi um caso que chamou atenção de todo o mundo, e aquilo aconteceu por erro do governo. Se o governo não fizesse nada, a situação ficaria complicada pra sua imagem, pois a cobrança internacional era grande!

    Mas de todo modo, as pessoas tem valores diferentes. Começando pelo salário.

    ResponderExcluir
  4. A vida não tem preço, é o bem mais precioso de homem, e logo em seguida a liberdade. Ao perguntarmos quanto vale a vida, estamos fazendo uma pergunta complicada!!! Tão complicada que podemos citar as pesquisas cientificas, em que não se usa uma vida humana e sim de pobres e indefesos camundongos, agora te pergunto:

    Nossa vida vale mais do que a dos camundongos???

    ResponderExcluir
  5. Nem um pouco!
    Mas os humanos construíram um lindo mundo de conto de fadas onde todos acham que são mais valiosos do que os outros seres... uma evidência clara disso é até os deuses que eles criaram são à imagem e semelhança deles! HAHAHA que prepotência!

    ResponderExcluir
  6. Como disse Barack Hussein Obama II:

    Yes, we can!!

    ResponderExcluir