quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sobre política e egoísmo

Me veio a cuca um pensamento interessante…


Enquanto eu estava na faculdade esperando a próxima aula, me reuni com meus colegas e enquanto estávamos conversando sobre a propaganda eleitoral, uma professora do semestre passado...(que meus colegas a apelidaram com um singelo e carinhoso apelido de “cecê”) perguntou a nós em quem iriamos votar para presidente.

Quando eu disse que iria votar para serra, ela falou isso:

“Por acaso você é rico? Você não é Nordestino?”

Claro, nem me dignei a responder… Não estava com paciência para discutir política naquela hora.

Mas essa frase ficou rodando minha cuca… Será que ela quis dizer que só quem vota em serra são os ricos que moram na região sudeste? E já que eu não faço parte dessa classe não deveria votar nele?

Ou seja… Segundo ela, só devemos votar naqueles que satisfazem nossos interesses pessoais ou  do nosso grupo, e os que pertencem a outro grupo “tem mais é que se ferrarem”. É muito egoísmo…

Eu penso diferente, penso que cada caso é um caso diferente… Na eleição para prefeito devo pensar em qual candidato é melhor para minha cidade, não somente para minha rua; para governador, devo pensar o que é melhor para meu estado, e não só para minha cidade; e para presidente, devo pensar o que é melhor para meu Brasil, e não só para os “pobres nordestinos”, fazendo parte dessa classe ou não.

Além do mais… esse é um discurso bastante repetido e enjoado.. podia ser pelo menos um pouco mais original?!

4 comentários:

  1. Concordo com você nesse aspecto, apesar de nossas divergências políticas. Tu bem sabe o meu voto, rs, mas sabe que não é pelo simples fato de ser nordestina que vou votar na criatura, e sim por causa de questões político-ideológicas (principalmente) que decidi a quem dar o voto. Mas é verdade, tem gente que acha que somos obrigados a fazer as coisas condicionados a algum aspecto da vida. (neste caso, o ser nordestino) Nada a ver. Nós decidimos em quem votar e o que fazer por identificação com as propostas, projetos do cara e tal. Para uma professora, essa mulher parece ter uma visão pouco crítica e mais generalizada da política. Estranho isso no meio acadêmico...
    Bjx

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com Isa. Não voto porque sou nordestino, nem porque sou pobre, nem porque sou homem, nem porque sou estudante. Eu voto em alguém devido seu programa voltado para o bem comum. Voto por uma ideologia.

    Se fosse pra todos votar em um candidato só, não haveria eleição!

    Você tem a sua posição e eu tenho a minha! Tivemos um consenso a respeito de Marina, porem a população não fez ela chegar mais longe desta vez, então ficamos com dois candidatos. Como sou esclarecido politicamente, e não anulo meu voto, tive que escolher o que mais se adequa ao meu modo de pensar!

    Enfim, espero não sofrer retaliações pois vivemos numa democracia!

    ok?

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro manter esse blog politicamente neutro, creio que política deve ser uma coisa que una as pessoas, e não separa-las.
    Aqui eu não quis criticar dilma em si, quis criticar um modo muito superficial de pensar uma coisa muito séria, como a escolha de um presidente.

    Isa, no meio acadêmico você encontra de tudo...

    Hugo, se resolve com nosso pai ae... eu não tô mais nem aí com isso...

    ResponderExcluir